#brainblog

Cloud: a digitalização das empresas para a nuvem

Data: 17 dezembro 2020 | Categoria: Cloud

A pandemia fez com que uma série de inovações que já estavam transformando as empresas ficasse ainda mais intensa. Afinal, foi necessário acelerar a implantação de vários recursos para, por exemplo, o home office de um negócio. Por isso, um dos aliados das empresas que se adaptaram bem a esse período foi a computação em nuvem ou cloud computing.

Existe uma série de vantagens nessa digitalização. Além disso, os benefícios não apenas ficaram mais evidentes no atual contexto de isolamento social, como também o mercado continuará aproveitando essas vantagens daqui para frente.

Dessa maneira, é muito importante que você entenda como pode aproveitar ao máximo a cloud computing e, principalmente, quais as vantagens que a digitalização da sua empresa para a nuvem vai trazer para todos!

Mas o que é Cloud?

A tecnologia Cloud (cloud computing, ou computação em nuvem) é o recurso que permite a utilização de sistemas, redes, aplicativos e outras ferramentas de uma empresa de maneira remota, por meio da internet.

Sabe aquele servidor físico ou aquela conexão de rede que você precisaria ter para acessar um banco de dados da empresa ou outro sistema? Com soluções Cloud, você pode acessar esses sistema de qualquer lugar, basta se conectar à internet.

Isso permite, por exemplo, que todos possam acessar o e-mail corporativo ficando em casa durante a pandemia. Ou possibilita que pessoas de diferentes áreas acessem um sistema da empresa ao mesmo tempo e em diferentes localidades, apenas por meio de conexão à internet.

Ou seja: tudo o que seus colaboradores precisam para trabalhar está na nuvem e, principalmente, pode ser acessado por meio de computadores, celulares e outros gadgets. Isso traz uma série de vantagens.

Saiba mais sobre Cloud Computing no vídeo abaixo:

As vantagens da nuvem para empresas

Pesquisa da LogicMonitor em 2020 indica que 87% dos tomadores de decisão globais de TI acreditam que a pandemia da Covid-19 fará as organizações acelerarem a migração para a nuvem. 74% dos entrevistados entendem que 95% de todas as cargas de trabalho estarão na nuvem nos próximos cinco anos. Dessa forma, é possível perceber que o cloud veio para ficar e se tornar ainda mais popular. Isso acontece porque esse recurso traz uma série de vantagens. Veja algumas:

Mais possibilidades

Em vez das limitações de recursos físicos, o cloud permite o uso de mais ferramentas. Dessa forma, todos podem usar sistemas e outras tecnologias de forma simultânea e, inclusive, aumentar o uso em períodos de alta demanda, por exemplo.

Mais disponibilidade

Todos podem acessar sistemas, softwares, redes, arquivos e tudo mais o que uma empresa precisa, de qualquer lugar. Chega de sofrer com lentidão ou quedas de sistema: o cloud permite que tudo esteja disponível para quem precisa.

Agilidade

Mais disponibilidade e possibilidades aumentam a agilidade do trabalho. Dessa maneira, é possível fazer ainda mais, e de forma inteligente. Essa agilidade também permite que a eficiência do trabalho seja maior e, assim, a empresa cresça muito mais.

Segurança de dados

Apesar de ser ainda mais necessário se proteger de ataques cibernéticos atualmente, o cloud também é mais seguro, desde que a empresa faça a lição de casa. Recursos como antivírus, VPN, firewalls, blockchain e outros contribuem não apenas para evitar ataques e vazamentos, mas principalmente para evitar a perda de dados.

Redução de custos

Manter servidores físicos é caro, demanda uma estrutura que muitas empresas não têm. Dessa forma, ao migrar para a nuvem você pode contar com soluções muito mais eficientes e baratas. 

O Brain já desenvolveu para a Algar Telecom soluções em nuvem para auxiliar a gestão das empresas e se você quiser saber mais sobre cloud e outras tecnologias, curta o Brain no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x