30 mar 2020
por Redação Brain 66 views 0

Como trabalhar de home office com métodos ágeis

Aqui no Brain estamos fazendo home office, e para aqueles que assim como nós também estão trabalhando em casa, compartilharemos alguns recursos e ferramentas para que o trabalho fique ainda mais produtivo.

Sabemos que estamos passando por um período de incerteza e mais do que nunca, é importante estarmos unidos, informados e ativos, afinal o trabalho não para. Esperamos que você e todos da sua comunidade estejam bem.

Como já sabe, trabalhamos com métodos ágeis, especificamente o framework Scrum. Os métodos ágeis são uma tendência em metodologia de trabalho e facilitadores para a manutenção dos nossos processos e rotina de trabalho neste momento de crise, devido ao Coronavírus.

Já estamos acostumados a fazer reuniões virtuais, claro. Mas trabalhar remotamente, sem nenhum encontro, reunião e kickoff presencial é novidade até pra gente. 

Listamos algumas dicas para que você, sua equipe ou sua empresa possam assimilar algumas práticas de gerenciamento remoto. Então vamos lá!

 

Local de Trabalho

Cada integrante do time deve encontrar um local dedicado em sua casa, separado da sua vida privada, para que seja mais produtivo. Um espaço que seja silencioso e confortável para ser seu ambiente de trabalho. É necessário criar uma rotina. 

Planejamento

Para que o trabalho remoto tenha sucesso, o time deve confiar que as pessoas estão trabalhando naquilo que é mais importante. Ao invés de criar controles que geram ainda mais ansiedade nas pessoas. 

É importante que as expectativas de entrega, as motivações por trás delas e o tempo de respostas sejam claros para que o time entenda exatamente como o sucesso será medido.

Leia também: Saiba o que é squad dentro do framework scrum

Comunicação e Transparência

Manter a comunicação com o time é essencial. Seja por ligações, plataformas e aplicativos. É importante alinhar as expectativas sobre como trabalhar juntos remotamente e inserir loops de feedback para avaliar o progresso.

É importante manter as discussões diariamente, dar feedbacks e compartilhar os principais tópicos e acontecimentos para não gerar dúvidas e criar um clima de confiança.

Introduzir o contexto em sua comunicação pode contribuir para qualquer gap de comunicação. Deixe os membros da sua equipe saberem quando você estiver concentrado em um projeto e não puder responder as questões rapidamente. Uma comunicação excessiva é sempre melhor do que fazer suposições.

Ferramentas de acompanhamento

O time deve ter um backlog da sprint priorizado e compartilhado. Além de utilizar ferramentas de acompanhamento em tempo real. Aqui no Brain utilizamos o Jira, mas também existem outras ferramentas disponíveis como o Trello.

Reuniões online

Alguns times podem decidir se manter online durante todo o horário de trabalho, transformando o squad em uma sala virtual para facilitar a comunicação. É importante que os membros mantenham o foco mesmo com total acesso ao computador e celular. Utilizamos e aprovamos ferramentas como o Google Meet e Hangouts, mas existem diversas outras plataformas disponíveis.

Apesar de estar remoto, é importante manter o compromisso de continuar com a rotina de reuniões do time, atualizando sobre os projetos nos quais estão envolvidos e compartilhar conhecimentos adquiridos que podem ajudar uma ou mais pessoas em algum objetivo.

As metodologias ágeis permitem transparência, inspeção e adaptação através das cerimônias que possuem agenda fixa e entregas definidas. A Daily, por exemplo, é uma reunião de 15 minutos onde cada um atualiza o que está fazendo no dia e traz algum eventual problema que está impedindo uma entrega. Todos atualizam suas entregas e participam por videochamada.

Leia também: Inovação: como transformar a sua empresa para o mundo atual

Equilíbrio

Durante as videochamadas, o time pode e deve ser objetivo. Ir direto ao ponto tem seu lado positivo, mas equilibrar jogando um pouco de conversa fora ajudará a manter o formato do squad físico. Estas ações criam um elo entre a equipe, mesmo que à distância. 

As reuniões longas devem ser divididas em partes menores durante a semana. Duas horas é o limite máximo para que seja eficaz.

Hora de parar

Estabelecer horários é essencial. Ao contrário do que muitos acreditam, no trabalho remoto você pode encontrar um flow maior do que no escritório e resistir em parar de trabalhar. Faça intervalos, alimente-se bem, beba água e descanse.

Criar uma cultura de trabalho remoto depende de duas coisas. Primeiro, um conjunto claro de “regras de convivência” que tenha 100% de aceitação por toda equipe. E segundo, um sistema saudável de reuniões, eventos e hábitos que mantenham a comunicação entre as pessoas. Possui mais alguma dica de como tornar este período de Home Office mais produtivo? Deixe nos comentários!

7 comments_number 0 comments_number 2 meses atrás