31 maio 2019
por Redação Brain 628 views 0

Conheça as quatro startups selecionadas para a primeira edição do programa Brain Open

O Brain, Instituto de Ciência e Tecnologia fundado pela Algar Telecom, uma das maiores empresas brasileiras de telecomunicações, em parceria com a ACE, empresa de investimento em startups e inovação corporativa, finalizou o processo de seleção de startups para o desenvolvimento colaborativo de soluções. Das mais de 310 inscritas, quatro foram selecionadas e deverão iniciar o processo ainda no início de maio.

 

O programa buscou por empresas dos segmentos de agro, energia, MPE, saúde, logística, indústria 4.0, financeiro e cyber security, que ofereçam soluções de IoT, Telco/cloud e digital. As startups selecionadas contarão com o apoio de especialistas do Brain e da Algar Telecom, além da rede de mentores da ACE, para o desenvolvimento das novas soluções, ampliando também seu acesso ao mercado.

 

“Escolhemos as startups com base em sua trajetória e a excelência dos serviços oferecidos por elas, avaliando todas as nossas oportunidades de negócio. Agora, nossa missão é trocar experiências e criar soluções inovadoras que solucionem desafios de negócios relevantes dos clientes” diz Zaima Milazzo, presidente do Brain.

 

Uma das startups selecionadas é a Confere Cartões, que oferece serviços de conciliação de cartões de débito e crédito, integrando as máquinas automaticamente e conferindo as taxas e pagamentos, desde a venda até o extrato bancário. Segundo Ricardo Cici, cofundador da empresa, a expectativa com o programa é “construir um modelo de negócio em conjunto com o Brain e Algar Telecom, para atingir uma distribuição em massa de nossa solução, ajudando milhares de PMEs a controlarem suas vendas”.

 

O aumento de capilaridade de distribuição também é uma expectativa da Atende Simples, plataforma que oferta uma posição de call center no modelo de SaaS (software as a Service), com atendimento telefônico, otimizando toda a operação do cliente PME digitalmente. “Queremos unir o potencial de escalabilidade da Atende Simples, por trabalharmos com serviços em nuvem, com a expertise e tempo de mercado da Algar Telecom. Juntos, poderemos desenvolver uma solução 100% digital, que nos ajude a crescer e, ao mesmo tempo, ajude a Algar a dar mais um passo rumo à digitalização”, comenta Wagner Cardoso Neto, Head de Parcerias e Novos Negócios na startup.

Já para o CEO da Digifarmz, startup com solução para o Agronegócio, Alexandre Monteiro, iniciativas como o Brain Open são fundamentais para incentivar a inovação no Brasil, promovendo mais interação entre as startups e o mercado. “Estamos muito felizes em termos sido selecionados, e esperamos com o programa levar nossa plataforma a mais pessoas, juntos no controle das doenças da soja, aumentando produtividade, rentabilidade e geração de alimento, com menor impacto ambiental”, conta o executivo. A startup é uma plataforma digital que combina informações climatológicas, genéticas, datas de semeadura e outros parâmetros, para auxiliar na tomada de decisão no controle de doenças da soja.

 

De acordo a SmartGreen, desenvolvedora de soluções IoT (Internet of Things) para automação e gerenciamento de ambientes inteligentes, a parceria é uma oportunidade de consolidar o negócio. “Nós conhecemos a Algar Telecom e entendemos que juntos podemos desenvolver soluções diferenciadas para o mercado, unindo seus conhecimentos e potência como empresa de abrangência nacional, com nossas ideias de soluções para um novo e gigantesco mercado que está se abrindo, em Cidades Inteligentes”, afirma o fundador e CTO da startup, Airton Hess Junior.

 

As empresas, respectivamente nascidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, irão participar do programa durante 4 meses. Ao final, as soluções desenvolvidas irão compor seu portfólio, podendo ser comercializadas por elas no mercado.

Sobre o Brain

O Brain é o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) fundado pela Algar Telecom, localizado em Uberlândia (MG), que por meio do modelo de inovação aberta e parcerias estratégicas promove o desenvolvimento de soluções disruptivas com o foco em três tribos principais: Internet das Coisas (IoT), Telco Cloud e Digital. Os novos produtos, serviços e modelos de negócio são criados com o objetivo de simplificar o dia a dia das pessoas e empresas.

 

Os times de trabalho do Brain são divididos em squads e para a execução das novas soluções o Centro de Inovação utiliza a metodologia Scrum para implementar o desenvolvimento ágil, que possui princípios relacionados à colaboração, à auto-organização e a equipes interdisciplinares. Esse formato permite que os times tenham um desenvolvimento mais dinâmico, focado e com entregas rápidas. Além de ser um ambiente criativo, dinâmico e inspirador, o Brain também atua com foco em cultura de inovação e mudança do mindset.

 

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa do grupo Algar, possui um amplo portfólio com soluções de telecomunicações e tecnologia para atender clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C). A Companhia oferece acesso à internet com ultravelocidade, celular de qualidade, TV por assinatura com programação especial, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta.

 

Com 65 anos de mercado, possui uma moderna infraestrutura, suportada por uma rede de mais de 60 mil km de fibra ótica que serve, atualmente, mais de 350 cidades, em 16 estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao longo de 2018, um dos grandes investimentos da companhia foi a ampliação de sua operação em locais onde já atuava e nos estados da região Nordeste e o Espírito Santo. Para todas essas novas áreas, a Algar Telecom investe em um atendimento personalizado, consultivo e eficaz para entregar cada vez mais qualidade aos clientes.

 

Companhia aberta, não listada em bolsa desde 2007, a Algar Telecom se compromete com as melhores práticas de governança corporativa. São mais de 4 mil associados – como são chamados os colaboradores da empresa -, comprometidos em manter um relacionamento próximo com seus clientes e alta qualidade na prestação de serviços, com práticas sustentáveis e inovadoras.

Sobre a ACE

A ACE é uma empresa de investimento em startups e inovação corporativa. Já acelerou mais de 250 startups, realizou 10 exits (venda de empresas) e foi eleita por três vezes a Melhor Aceleradora de Startups da América Latina pelo LatAm Founders, considerado o Oscar do empreendedorismo. Em seu braço de inovação corporativa, o ACE Cortex, a ACE já ajudou mais de 30 das maiores empresas do país a se conectarem com startups e adotarem métodos ágeis de gestão.

3 comments_number 0 comments_number 3 meses atrás