30 jan 2020
por Redação Brain 1.874 views 0
,

Futuro do trabalho: você está preparado?

Todos os dias são pensadas novas soluções e mudanças nas maneiras de se trabalhar, pois um mundo em constante movimento precisa de pessoas que consigam acompanhar. Aposto que você já ouviu falar sobre as profissões do futuro e do trabalho, e neste artigo iremos discutir sobre este assunto cada vez mais importante. Acompanhe!

 

Os robôs irão substituir os humanos?

Essa discussão sempre é levantada quando falamos sobre o futuro do trabalho. Muitos acham que serão substituídos por máquinas em um futuro próximo, o que não é totalmente verdade. É claro que muitas tarefas e trabalhos tendem a ser automatizados, mas nem tudo será substituído por máquinas de Inteligência Artificial. De acordo com a consultoria americana McKinsey & Company, apenas 5% dos trabalhos serão completamente automatizados, mostrando assim uma grande chance dos humanos se  capacitarem em outras atividades e garantirem seu espaço no mercado de trabalho. Estas mudanças vem para deixar o trabalho mais produtivo e com melhores entregas, para que se foque em outras demandas estratégicas do negócio.

Quais são as profissões do futuro?

Já cientes de que esta mudança está acontecendo e irá acontecer nos próximos anos, listamos algumas profissões que são esperadas para o futuro, com grande potencial de crescimento e desenvolvimento:

Leia também: gestão de RH Ágil: o que é e como aplicar

 

Designer Estratégico

A profissão Designer Estratégico tem como responsabilidade articular a rede de atores envolvida no projeto, ajudando no desenvolvimento de pesquisas, propondo conceitos, avaliando tendências e integrando todo o time. Esta profissão ainda não é muito reconhecida, mas cada vez mais as equipes de inovação estão investindo neste profissional. Aqui no Brain, temos Designer Estratégicos, focados em propor as melhores soluções por meio de parcerias e análise do mercado.

 

Arquiteto de Soluções

O Arquiteto de Soluções tem como principal objetivo alinhar as expectativas de negócio responsável com os princípios arquiteturais e reutilização das capacidades tecnológicas da empresa, sempre pensando de forma inovadora. A Arquiteta de Soluções do squad de Indústria 4.0 Alcione Oliveira, fala que “Ser arquiteto de soluções no Brain é desafiador e muito prazeroso, pois aqui trabalhamos as interseções das atividades das outras cadeiras como marketing, UX, engenheiros e PO. Criamos a arquitetura da solução para que tenha valor agregado ao cliente. Me sinto feliz e honrada por fazer parte do Brain”.

 

Analista de Big Data

A cada dia que passa, o volume de dados gerado aumenta, e o Analista de Big Data é o profissional responsável por armazenar, traduzir e transformar este dado em informação, para que as empresas usem da melhor maneira para seu negócio. Ele irá analisar as informações e reproduzi-las da melhor forma, tornando assim uma fonte importante de dados.

 

Estrategista de inovação

Ao se falar de inovação, não podemos deixar de lado o Estrategista de Inovação, profissional que são focados em repensar e até propor novas estruturas para novas estratégias inovadoras dentro da empresa. E, qualquer ramo empresarial pode ter o seu lado inovador, basta estar aberto a mudanças e sair do comum.

 

Especialistas em Experiência do Usuário e Experiência do Cliente

Talvez a mais comum da lista, os profissionais em Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cliente (CX) estão cada vez mais recorrentes nas buscas de emprego. Enquanto o primeiro pensa em usabilidade, design e toda a interação final do usuário com a empresa, o profissional de CX é o responsável por cuidar da percepção e interação do cliente com a marca.

 

Especialista em inteligência artificial

A tendência é que cada vez mais os serviços sejam automatizados, para facilitar a interação do usuário. E essas automatizações, seja em níveis mais básicos ou complexos, envolvem a Inteligência Artificial, assunto sempre discutido quando se fala de inovação. Portanto, um profissional que seja especialista em Inteligência Artificial é cada vez mais requisitado para trabalhar com o machine learning, colocando a inteligência nas máquinas. 

 

Segurança da Informação

E, para este mundo cada vez mais conectado, é cada vez mais importante um profissional que seja capaz de proteger os dados da empresa, visto que os crimes virtuais registram, em média 366 ocorrências por dia no Brasil, segundo levantamento mais recente, feito em 2018 pela associação SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Isso mostra a fragilidade das empresas e que é preciso repensar a segurança não só material, mas também a virtual.

 

Buscar cursos e formas de se profissionalizar se tornam importantes cada vez mais para quem busca se manter atualizado no mercado. A lista acima foi apenas uma pequena amostra  das diversas áreas que são consideradas promissoras para o futuro.

Nós nascemos da inovação e estamos em busca de fazer diferente, e você pode fazer parte desse futuro. Se inscreva em nosso Banco de Talentos e fique por dentro das vagas. Venha ser um Brainer!

4 comments_number 0 comments_number 4 semanas atrás