3 set 2020
por REDAÇÃO BRAIN 153 views 0

Health Tech: por que o setor é uma tendência entre as startups?

Uma das tendências entre as startups nos últimos anos são aquelas relacionadas a health tech, um conceito bem disruptivo e que tem a ver com o setor de saúde. Pegando carona na transformação digital, essas startups estão revolucionando o mercado e, principalmente, resolvendo problemas que eram mais difíceis de solucionar de maneira convencional.

Dessa maneira, esse setor do mundo das startups só cresce, de acordo com relatório da Distrito. Se, em 2018, o número de health techs era de 288 no Brasil, em 2019, o índice passou para 386. Logo, é uma tendência de mercado, especialmente quando falamos em startups.

Por isso, saiba mais sobre o que é uma health tech e porque esse tipo de empresa vai se tornar cada vez mais popular. Ao mesmo tempo, saiba quais problemas do setor de saúde ela ajuda a resolver!

 

O que é uma Health Tech?

Uma health tech é uma empresa de tecnologia ou startup que aplica soluções tecnológicas e digitais no setor de saúde. Por exemplo, são companhias que utilizam inovações como inteligência artificial, chatbots, big data, internet das coisas e vários outros recursos tecnológicos.

Essas tecnologias podem ser implantadas para melhorar processos de gestão e auxiliar na acessibilidade a serviços de saúde. Também, podem aprimorar logística de medicamentos, melhorar diagnósticos e acompanhamento de pacientes, além de acelerar agendamento de consultas e realização de exames, entre outras atividades.

Dessa forma, por meio de métodos disruptivos, as health techs têm potencial não apenas para inovar o modelo de negócio de empresas do setor de saúde, como também de melhorar a qualidade de vida de mais pessoas. Assim, um público cada vez maior consegue acessar recursos de saúde e bem-estar. Isto, sem necessariamente depender apenas de métodos convencionais — sistema público de saúde, planos de saúde etc.

 

Por que Health Techs são tendência?

Relatório da Deloitte indica que os gastos com saúde, em todo o mundo, devem crescer até 2022 cerca de 5,4% ao ano. E diante desse contexto de pandemia no qual todos passaram a se preocupar ainda mais com a saúde, a tendência é que o setor continue não apenas a se modernizar, mas também a trazer mais oportunidades de crescimento.

Isso é ainda mais importante em um país como o Brasil, o 8º maior mercado na área da saúde. O país movimenta quase 9% do PIB, de acordo com o Ministério da Saúde. Pesquisa da revista Medicina S/A do ano passado indica, também, que 85% dos hospitais no país projetam investir em recursos digitais. 

Uma health tech contribui para atender a uma demanda de mercado cada vez maior. Ainda, moderniza ações de saúde e, também, ataca dores que métodos convencionais não conseguem. Veja no vídeo abaixo como grandes hospitais e startups estão se unindo para inovar o setor. Em seguida, conheça os problemas que as startups de saúde ajudam a resolver.

 

 

Quais dores as Health Techs atacam?

1) Falta de acesso à saúde

Muitas vezes, a população não consegue acessar os serviços de saúde convencionais, como hospitais ou consultórios. Por isso, recursos que uma health tech pode oferecer, como a telemedicina, chatbots e outros, contribuem em ações de prevenção e diagnóstico e, dessa forma, aumentam o acesso das pessoas a soluções de saúde.

2) Má gestão de processos

O setor de saúde exige o cumprimento de normas e processos que garantem a qualidade do serviço. Porém, são comuns casos em que dados se perdem ou há prejuízos financeiros por causa de má gestão. Assim, uma health tech traz mais agilidade e segurança na gestão de processos por meio de recursos como automações e gestão de big data.

3) Comunicação ruim

Outra dor que as startups de saúde atacam diz respeito à comunicação. Seja no sistema público, seja no particular, uma reclamação comum é a dificuldade em realizar agendamentos ou esclarecer dúvidas simples. Assim, health techs podem ajudar a deixar a comunicação mais simples, dinâmica e eficiente, com o uso de chatbots, por exemplo.

Agora que você já sabe mais sobre o que é uma Health Tech, conheça mais sobre a Indústria 4.0!

2 comments_number 0 comments_number 3 semanas atrás