19 maio 2020
por Redação Brain 263 views 0

Saiba como deixar seu home office mais produtivo!

Muitas pessoas estão trabalhando em modelo de Home Office, devido a pandemia causada pelo Coronavírus. Mas, o que já era rotineiro e comum para alguns, se tornou diferente e até complicado para outros. Saber se organizar, realizar e participar de reuniões online pode ser desafiador para quem não tem costume.

 

Aqui no Brain, por trabalharmos dentro do framework Scrum, já estamos acostumados com reuniões online e trabalho remoto. Então, para ajudar quem ainda está com dificuldades, conversamos com nosso time e pegamos algumas dicas que podem te ajudar nestes momentos. Confira!

 

Reuniões online

Não é porque estamos de casa através de um computador, que não tem algumas regrinhas de boa convivência, né? Então, separamos algumas dicas específicos para reuniões online. Saiba se preparar:

 

Antes da reunião:

  • Teste os recursos necessários para garantir que não terá problemas, como a conexão de internet, microfone e câmera;
  • Separe tudo que precisa: apresentações e arquivos, bloco de anotações, sites que queira compartilhar.

 

Ao entrar na reunião:

  • Entre com o microfone no mudo;
  • Se precisar se retirar, informe aos participantes.

 

Durante a reunião:

  • Respeite o espaço de fala das outras pessoas;
  • Tenha cuidado com a câmera, caso precise ficar com ela ligada;
  • Mantenha o microfone no mudo caso não esteja falando. Assim, evita que os ruídos externos atrapalhem o entendimento de quem está falando;
  • Ao compartilhar a tela, cuidado com sites indesejados, e após a apresentação, desative o compartilhamento.

 

Ao sair da reunião:

  • Assim como na reunião presencial, se despeça dos colegas, seja por áudio ou pelo chat.

 

Com o tempo, vira rotina. Então, sempre que participar de reuniões remotas, siga as dicas acima que garantimos que será sucesso!

 

Mas como deixar o Home Office mais produtivo?

Nós também sabemos que o Home Office não se resume apenas a reuniões online. É preciso se organizar – ainda mais – com as tarefas, os horários, e saber conciliar as tarefas da empresa com as tarefas de casa. Mas, existem algumas dicas que podem deixar o Home Office um pouco mais Office do que Home. E nós separamos algumas:

 

Horário

Estabeleça horários como você faria na empresa. Acorde, faça a pausa do café da manhã antes de iniciar o seu turno. Também faça o horário de almoço e o intervalo da tarde. O importante aqui, é manter a rotina.

 

Espaço

Separe um espaço da casa para fazer de escritório. Mas, tenha cuidado com as tentações! Trabalhar na cama ou no sofá pode ser confortável e aconchegante, mas nada produtivo. Afinal, seu cérebro já associa esses locais ao descanso, certo? Então, sente em uma mesa e faça dela o seu ambiente de trabalho. Crie uma rotina relacionada a este local, para que sua mente acostume e entenda que é hora de trabalhar.

 

Pausas

Como falamos acima, é importante fazer pausas. Respeite o horário de almoço e de café que você faria normalmente. Assim como no espaço físico, precisamos dos intervalos, e não é porque estamos em casa, que não iremos fazer.

 

Descanso

Respeite seu corpo e descanse! Tente manter os hábitos saudáveis e os momentos de lazer, mesmo que de casa. Ao término do horário de expediente, se desconecte e faça atividades que sejam revigorantes para você. Seja assistir uma série ou filme, ler, faça algo que relaxe. Aproveite também para brincar com os filhos ou pets, aproveite estes momentos!

 

Benefícios de ficar em casa

Sim, trabalhar de casa não é de todo ruim! Apesar de estarmos separados fisicamente, ainda podemos olhar o lado positivo de tudo. É menos tempo em trânsito, e mais tempo para ficar em casa com a família, e mais tempo para você. Aproveite e respeite estes momentos, eles também são importantes.

Como você viu, com pequenas dicas, é possível tornar o Home Office prazeroso e tranquilo. E quando menos esperarmos, já voltaremos ao normal! Mas enquanto isso, é importante criar rotinas, prazos e cumpri-los, da melhor forma possível.

 

Para essas e outras dicas, nos acompanhe aqui e nas redes sociais! Siga o Brain no Instagram, LinkedIn e Facebook!

10 comments_number 0 comments_number 5 meses atrás