25 set 2019
por Redação Brain 22 views 0

Inovação: como transformar a sua empresa para o mundo atual

Pode parecer simples, mas falar sobre inovação não é tão fácil quanto parece. Nem sempre inovação se resume a criar soluções mirabolantes, complexas e que não existem: às vezes, é apenas fazer algo que já existe de forma diferente. Inovação não está restrita apenas a produtos. Serviços, processos, e pensamentos estão incluídos, e para que isso ocorra também é necessário buscar novas formas dos times trabalharem, com mais autonomia, agilidade e com mais foco em resultados.

 

Por que sua empresa precisa inovar?

Segundo estudo da Babson College, 40% das empresas listadas na Fortune 500 não existirão mais em 2028 por total falta de adaptabilidade. E porquê? Falta de adaptação aos novos mercados. Portanto, a frase “é preciso inovar para não morrer” nunca fez tanto sentido: os consumidores estão mudando sua forma de consumo, e é necessário acompanhar este movimento. Mas primeiro de tudo, é preciso encarar este processo como um investimento. Para isso, listamos algumas vantagens de se investir em inovação, confira:

 

Melhorar a produtividade da equipe

Uma das formas de melhorar a produtividade da equipe é aplicar novas metodologias de trabalho, trazendo mais dinamismo e entregas com foco em resultados. Um exemplo disso são as metodologias ágeis, que cumprem bem este papel de otimizar o time. Aqui no Brain é utilizado o framework Scrum, que foca em ter times – os squads – multidisciplinares, trabalhando através de sprints. Mas, existem várias outras metodologias no mercado, basta encontrar a que se adeque ao seu negócio e sua equipe.

 

Errar rápido, corrigir mais rápido ainda

Outro ponto importante é o de errar e corrigir rápido – e de preferência, com o menor custo. Inspirado no processo de desenvolvimento de Startups, estar sempre acompanhando e corrigindo os erros que vão surgir no caminho é um ponto importante para o aperfeiçoamento de todo o processo, levando a um resultado positivo. 

 

Leia também: Design Sprint: saiba o que é e como ele pode ajudar sua empresa 

 

Conhecer e explorar novos mercados

Além disso, é possível explorar outros mercados que você nunca imaginou – e alcançar novos voos com a empresa. Mudanças são necessárias e nem sempre são ruins, então é importante manter a mente aberta para novas oportunidades.

 

Tá, mas o que é preciso para implantar na minha empresa?

Você já percebeu a importância da inovação nos dias atuais, e do quanto a empresa pode crescer. Mas, para implantar na sua empresa, é preciso entender o grau de maturidade em que ela se encontra para que este processo consiga rodar de maneira correta e eficiente.

Nossa presidente Zaima Milazzo fala um pouco sobre esta mudança dentro das organizações e de sua experiência à frente do Brain:

“Minha experiência à frente do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) mostra que uma das maneiras mais assertivas de alcançar sucesso nessa empreitada é a imersão das lideranças em uma estrutura que já funcione com essa mentalidade e dinâmica. É por isso que muitas empresas estão criando estruturas apartadas de sua operação. Trata-se de um ambiente disruptivo, que apoia as organizações em termos de inovação, mas que já nasce sob metodologias ágeis e times multidisciplinares autônomos – os chamados squads, baseados em entregas, com concepções diferenciadas, como a disponibilização rápida do mínimo produto viável ao mercado, que permite atestar junto ao cliente se o time está no caminho certo.”

E para te auxiliar neste processo, preparamos um e-book sobre a Metodologia Agile, que te guiará nestes primeiros passos.

Clique aqui e faça o download gratuito!

1 comments_number 0 comments_number 2 meses atrás