20 jan 2020
por Redação Brain 536 views 0

Inovação e criatividade dentro da empresa: como trabalhar

O que é inovação?

Falar sobre inovação parece fácil, porém é mais complexo do que aparenta. Afinal, existem vários conceitos, teorias e tipos de inovação, sob a perspectiva de diversos profissionais. E aqui no Brain, inovação faz parte de quem somos: afinal, somos um Centro de Inovação fundado pela Algar Telecom, que sempre teve DNA inovador desde seu criador, Alexandrino Garcia.

 

Mas, para simplificar em um único conceito, inovação é a criação de soluções que sejam diferentes do convencional para a resolução de problemas reais. Podemos categorizar inovação em três pilares: inovação de produto, processo e modelo de negócio. 

Quando falamos em inovação de produto, falamos sobre mudanças nos atributos de um produto, para que ele se diferencie dos outros e agregue mais valor ao consumidor final. Já a inovação de processo é sobre mudanças no processo de produção, seja produto ou serviço, com o objetivo de deixar aquele processo ágil e com algum ganho – seja em tempo ou até mesmo dinheiro. E por último, o processo de inovação de modelo de negócio, que não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo de produção, mas na forma como que ele é levado ao mercado.

 

Importância da inovação para o ambiente de trabalho

Já falamos que a todo momento os processos, pessoas, o modo de consumir e as opiniões mudam. O que faz sentido hoje, amanhã pode não fazer mais. E por isso, é importante que as empresas tenham em mente que o mundo está em constante mudança e que é preciso um time preparado para isso. Trabalhar com equipes inovadoras gera flexibilidade na resolução de problemas, além de deixar os times com capacidade para “pensar fora da caixa”. Além disso, a empresa começa a ter mais valor nos produtos entregues, fazendo com que ela se posicione melhor no mercado e para os clientes.

 

Design Sprint: saiba o que é e como ele pode ajudar sua empresa

Mas por que trabalhar com times inovadores e criativos?

Listamos alguns motivos de como trabalhar com a inovação e incentivar a criatividade dos colaboradores pode ser importante para a empresa:

– Melhora a satisfação dos funcionários: quando se dá liberdade (com responsabilidade) aos colaboradores da empresa, além de outros incentivos como benefícios, horário flexível e espaços para que eles tenham voz ativa, eles ficarão mais satisfeitos com a empresa “legal” em que trabalhando, podendo até mesmo reduzir o turnover (rotatividade).

– Melhora os processos internos: times capazes de rodar com o mindset inovador puxam os processos internos para atualizações necessárias e que sejam capazes de rodar de forma totalmente diferente, com mais assertividade.

– Torna a empresa mais competitiva: com times inovadores e processos atualizados, a empresa, por consequência, se torna mais competitiva, tanto interno quanto externamente. Assim, ela consegue entregar produtos e serviços melhores, prestar um bom atendimento e se diferenciar de seus concorrentes.

 

Como trabalhar com inovação e estimular a criatividade dos colaboradores?

Sabemos que não é fácil mudar a cultura organizacional e os processos, mas com os objetivos claros, é possível realizar esta virada. Para ajudar neste processo, separamos alguns pontos que irão contribuir para a criação de times inovadores:

 

Mantenha canais de comunicação

Para incentivar a troca de conhecimentos, mantenha aberto canais de comunicação dentro da empresa. Mostre aos funcionários que a organização está aberta para ouvir e discutir as novas ideias. Afinal, uma empresa é formada por várias pessoas que juntas, levam ao sucesso.

 

Inovação: como transformar a sua empresa para o mundo atual

 

Forneça treinamentos

Ao se mostrar disponível para a realização de treinamentos, ou até mesmo oferecer ajuda de custo aos colaboradores para que eles possam se especializar, você não capacita apenas a pessoa, mas também sua empresa, já que elas aplicam o conhecimento adquirido dentro do negócio.

 

Crie espaços para estimular a inovação e criatividade

De nada adianta cobrar do colaborador uma mente mais criativa e inovadora se ele não se sente inspirado a isso. Então, invista em um espaço propício para que ele tenha liberdade criativa e consiga estimular sua mente. Seja com games, eventos internos, folgas ou até mesmo o espaço físico, é importante que ele sinta que pode “ficar no mundo das nuvens” para encontrar as respostas certas para os problemas.

 

Integre as equipes

Por último, deixe as equipes ainda mais integradas, permitindo – e estimulando – a troca de informações entre elas. Deixe com que elas conversem e busquem soluções juntas, formando assim, um time mais unido e com um único propósito.

Sabemos que para chegar até aqui, o caminho não é fácil e precisa de ajustes constantes. Mas, com pequenas mudanças no dia a dia, já é possível ter resultados. O Brain já nasceu com veia inovadora, trabalhando com métodos ágeis e sempre em busca constante de atualizações. Fique por dentro do que acontece e siga nossas redes sociais! #GoBrain

 

Instagram: @brain.innovation

Facebook: InovacaoBrain

Linkedin: Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais

11 comments_number 0 comments_number 8 meses atrás