21 out 2020
por REDAÇÃO BRAIN 177 views 0

Mobilidade industrial: como a tecnologia revolucionará o setor

A indústria 4.0 já é uma realidade cada vez maior em uma série de setores, afinal ela traz uma gama de melhorias para as empresas. Dentro desse conceito, um tema fundamental em direção a essa transformação digital é a mobilidade industrial.

 

O conceito é simples de entender, porém nem sempre as empresas enxergam as possibilidades de aplicação da mobilidade na indústria. Dessa forma, elas deixam de aproveitar diversas vantagens que a tecnologia usada na mobilidade industrial pode trazer.

 

Por isso, neste artigo o Brain vai explicar mais sobre como a tecnologia proporcionada pela mobilidade industrial vai revolucionar o setor. Além disso, vamos falar sobre suas vantagens e, ao mesmo tempo, exemplos de mobilidade na indústria. Confira!

 

O que é mobilidade industrial?

 

Quando falamos em mobilidade industrial, a ideia é aumentar a capacidade de uma companhia gerenciar informações e aprimorar atividades. Ou seja: coletar, acompanhar, analisar, informatizar e, principalmente, potencializar seus processos por meio da tecnologia e do uso de dados.

 

É mais um avanço tecnológico que a indústria faz. Quando observamos todas as revoluções industriais, cada vez mais o setor busca aumentar sua produtividade e eficiência por meio de processos mais ágeis e automatizados. Dessa maneira, trabalhos braçais ficam para trás, assim como atividades muito mecânicas que consomem tempo, dinheiro e energia.

 

Como a tecnologia só faz avançar, aumentam as possibilidades de uso de vários recursos digitais no setor industrial, ainda mais quando entendemos que a indústria 4.0 já virou realidade.

 

A relação com indústria 4.0

 

A mobilidade industrial está inserida no contexto da indústria 4.0, afinal essa Quarta Revolução Industrial tem frentes de trabalho como:

 

 

Com todas essas frentes, a indústria consegue melhorar muito a sua mobilidade e, por consequência, as suas atividades e resultados. Afinal, a mobilidade industrial permite melhorar processos importantes.

 

Não à toa, mobilidade e automação operacional são prioridades para as 500 maiores empresas que estão instaladas no Brasil, de acordo com estudo da IT Mídia com CIOs. Saiba mais sobre a indústria 4.0 e, na sequência, veja as vantagens da mobilidade industrial:

 

 

As vantagens da mobilidade na indústria

 

As empresas já entendem que a mobilidade industrial traz vantagens:

 

  • De acordo com a PwC, 81% dos CEO veem a mobilidade como parte importante da estratégia empresarial;
  • As três principais prioridades dos CEOs da indústria, segundo a PwC, são mobilidade, cibersegurança e análise de dados;
  • 86% dos CEO acreditam que mobilidade e outras tecnologias digitais podem criar vantagem competitiva e são muito importantes nos investimentos, diz a PwC.
  • Eficiência no processo fabril, dados que são enviados e recebidos em tempo real que facilitam a tomada de decisão;
  • Aumento da produção, direcionando esforços para o que traz resultado;
  • Previsibilidade de custos com manutenção corretiva e preventiva;
  • Visibilidade com informações disponíveis na ponta dos dedos de todas as áreas estratégicas da empresa, não só fábrica.

 

Não é sem motivo que líderes percebem a mobilidade industrial como necessária e positiva. Isso porque ela tem várias vantagens e possibilidades de aplicação.

 

Acompanhamento

 

Imagine que uma indústria conta com uma série de equipamentos para a sua atividade. Como saber exatamente quanto cada máquina produz ou se alguma  apresenta problemas? Por meio de dispositivos conectados a uma rede de internet, é possível receber dados em tempo real de cada máquina e acompanhar a sua produção e status, por exemplo. Essa é uma das maneiras de aplicação da Internet das Coisas (IoT).

 

Prevenção

 

Ainda no mesmo exemplo anterior, com o acompanhamento em tempo real da capacidade industrial a empresa consegue prevenir problemas. Caso uma das máquinas comece a apresentar problemas, ela pode receber manutenção ou até mesmo ser trocada, com muito mais agilidade e antes de prejudicar a produção.

 

Antecipação

 

A mobilidade industrial permite a coleta e análise de uma série de dados gerados por uma indústria. Dessa forma, a empresa pode antecipar situações e estar sempre à frente. Caso seus equipamentos estejam perto do fim de sua vida útil, ela pode pensar em modernizar o seu maquinário todo de uma vez e, por exemplo, conseguir descontos com fornecedores.

 

Tomada de decisão

 

Por fim, a tomada de decisão de quem utiliza a mobilidade na indústria não apenas fica mais ágil, como também será baseada em dados concretos. Dessa maneira, com acompanhamento em tempo real, prevenção e antecipação de cenários, as decisões serão muito mais estratégicas e baseadas na realidade daquela indústria.

 

Se você quer aprender ainda mais sobre o assunto, acesse mais um artigo e conheça agora mesmo os pilares da indústria 4.0!

1 comments_number 0 comments_number 1 mês atrás