10 ago 2018
por Redação Brain 2.184 views 0

O que é ICT?

Você sabe o que são Institutos de Ciência e Tecnologia?

No mundo moderno existe uma grande exigência de rapidez em todas as esferas, e para se obter um crescimento de mercado no mundo contemporâneo é necessário o uso de uma palavra-chave: inovação. A sociedade e as empresas precisam de mudanças e soluções para seus problemas, e os Institutos de Ciência e Tecnologia aparecem como um divisor de águas para a atualidade: uma maneira assertiva de inovar e obter respostas para as demandas do mercado.

Os ICTs, ou Institutos de Ciência e Tecnologia, são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que possuem como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas. A finalidade desses órgãos é desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora e tecnológica.

O que um ICT pode fazer para uma empresa?

Os Institutos surgem para alinhar a necessidade da pesquisa sobre tendências tecnológicas e os desejos dos consumidores, com a urgência do mercado para o lançamento de novas soluções. Os ICTs podem atuar em projetos para empresas na fase da ideação de soluções, concepção, desenvolvimento de MVPs (Minimum Viable Product), validação com o público-alvo e execução.

Para que ocorra uma boa interação entre eles é necessário que os Institutos compreendam as demandas empresariais e suas estratégias, tornando a comunicação das duas partes mais fácil. As empresas, então, devem apresentar tudo que precisam aos ICTs, que por sua vez fazem pesquisas e discutem propostas, tornando possível que, juntos, possam desenvolver soluções para as demandas apresentadas.

Conhecer as particularidades do outro é fundamental para o bom andamento de um projeto entre ICTs e empresas. A chave do sucesso é a interação, por isso, é necessário que haja uma negociação transparente, acordos bem definidos e comprometimento de ambas as partes.

Quer um exemplo de ICT no mercado nacional?

Em 2017 foi criado, na cidade de Uberlândia (MG), o Brain, um ICT fundado pela Algar Telecom, com o objetivo de inovar não só o mercado do Triângulo Mineiro, mas também o nacional. Por meio do desenvolvimento de soluções em um ambiente que inspira criatividade e tecnologia, seu maior propósito se sustenta na entrega de inovações disruptivas. Para atingir esse objetivo, o Brain está em contato direto e contínuo com o público, ouvindo suas questões, analisando as possibilidades, planejando ações e desenvolvendo-as, a fim de satisfazer suas necessidades.

O Brain trabalha, até então, com o foco em quatro frentes temáticas: IoT (Internet das Coisas), Cyber Security (Segurança Cibernética), Cloud e SD-WAN. Cada uma dessas vertentes possui sua equipe, denominada squad, que é formada por profissionais multidisciplinares e especializados, que desenvolvem as soluções utilizando a metodologia Scrum.

O ICT atua principalmente com parcerias para o desenvolvimento dos projetos, sendo eles grande empresas, startups, empreendedores e o governo. A construção das soluções com esses agentes é um dos principais aspectos para o alcance de resultados que superem as expectativas.

A partir dessa breve contextualização, é possível perceber e afirmar que os Institutos de Ciência e Tecnologia são uma crescente, andam lado a lado com a modernidade e funcionam como braço direito da inovação. Não se esqueça de ficar de olho nas inovações do mercado e acompanhe nosso blog, porque sempre postaremos conteúdos novos para você.

36 comments_number 0 comments_number 1 ano atrás