13 ago 2020
por REDAÇÃO BRAIN 166 views 0

Entenda qual é o papel dos profissionais de Marketing no Brain

Muita gente até entende que o marketing pode ser importante para empresas e pessoas. No entanto, ainda não consegue visualizar o impacto do trabalho desta área em um negócio. Por isso, que tal conhecer o papel dos profissionais de marketing do Brain, o espaço de inovação e criatividade do Grupo Algar?

Ao mesmo tempo em que um time de marketing é fundamental para propor ações de publicidade e comunicação, no caso do Brain essa equipe é ainda mais importante. Afinal, sua atuação vai além e abrange aspectos que são característicos de um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT, como o Brain).

Vamos contar neste artigo um pouco mais sobre o papel dos profissionais de marketing no Brain. Como eles trabalham não apenas para se relacionar com clientes, mas também para auxiliar nas demandas do espaço de inovação. Saiba mais!

Por que o marketing é importante?

Foi-se o tempo em que marketing dizia respeito apenas a vendas. Atualmente, a sua importância é grande e tem impacto na vida de pessoas e marcas. Principalmente porque o marketing é atividade que visa criar, explorar, desenvolver, comunicar e entregar valor para empresas e consumidores.

Dessa forma, o marketing é importante e abrangente, pois envolve desde áreas como o  marketing digital, passando por conceitos como fidelização de clientes e também experiência omnichannel, chegando até ao uso de recursos tecnológicos como chatbots em atendimento. Isto porque, hoje, o marketing precisa estar integrado com todas as áreas, objetivos e estratégias da empresa.

Além disso, é muito importante lembrar que o avanço tecnológico apenas aumenta as possibilidades de atuação dos profissionais de marketing, que acabam desenvolvendo competências profissionais múltiplas.

O marketing em um ICT

Um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) é uma organização sem fins lucrativos. Pode ter administração pública ou privada e têm como objetivo principal criar e incentivar pesquisas científicas e tecnológicas. 

Ao envolver o trabalho de marketing num ICT, temos uma atividade voltada ao alinhamento entre a pesquisa sobre inovação e tendências tecnológicas e os desejos dos consumidores. Dessa forma, cria-se um ambiente em que os objetivos do marketing estão alinhados às atividades de ideação, pesquisa e desenvolvimento.

É assim que acontece com o time de marketing no Brain. Os profissionais utilizam conceitos e objetivos do marketing em conjunto à inovação e pesquisa característicos do ICT do grupo Algar. Assim, desempenham uma função crucial para o desenvolvimento de novos produtos.

O papel dos profissionais de marketing no Brain

O time de marketing no Brain atua também com o planejamento e execução de todas as ações. No início, a equipe estuda o mercado para avaliar oportunidades, conhecer as dores, compreender a concorrência, tendências e, em seguida, fazer a ideação. Em seguida, o time cria e valida as principais hipóteses relacionadas ao desenvolvimento do produto.

Depois, começam as definições de público, segmentações, maneiras de impactar esses segmentos, estratégias de preços e ofertas ao público. Ou seja, são definidos os 5Ps do marketing: Produto, Preço, Praça, Promoção e Pessoas. Esses profissionais também participam da definição do modelo de negócio, projeções de demanda e planejamento do MVP (Minimum Viable Product).

Por fim, tudo é avaliado por um comitê e, após aprovação, implementado. Nesse momento, os profissionais de marketing no Brain também atuam em outras estratégias. Estamos falando da aquisição, retenção, pós-vendas, força vendas, canais de comunicação, réguas de relacionamento, estratégias de lançamento e muito mais campos relacionados ao marketing e inovação.

Abaixo, confira o dia a dia da Karol Ferreira, Analista de Marketing na Tribo OTT, e Ana Luiza, Analista de Marketing na Tribo Digital, dentro dos squads:

Agora que você sabe o papel dos profissionais de marketing, veja como os projetos do Brain são desenvolvidos por meio de métodos ágeis!

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