14 fev 2020
por Redação Brain 6 views 0

Saiba o que é Squad dentro do framework Scrum

falamos aqui sobre os pilares e valores do framework Scrum. Neste artigo, iremos explicar mais sobre os Squads, o ciclo de vida do Scrum e como funciona os capítulos, uma iniciativa do Brain para a formação dos nossos brainers. Confira!

O que é Squad?

Squad é o nome dado ao time que roda no método ágil com framework scrum, e contém de 3 a 9 membros e possui, obrigatoriamente, o Scrum Master e o Product Owner (PO) na equipe. Ela é formada por membros multidisciplinares, cada um com sua competência:

 

  • Scrum Master: é o guardião do processo. Ele é responsável por fazer o processo correr bem removendo os obstáculos que atrapalham a produtividade da equipe, organizando e facilitando as reuniões. 
  • Product Owner (PO): Ele fornece o conhecimento do negócio em forma de requisitos para a equipe assim como sua ordem de aplicação. Na prática, o Product Owner é a interface entre o time de desenvolvimento e os clientes. 
  • Time de desenvolvimento: deve ser auto-organizado e multidisciplinar, composto por pessoas que fazem o trabalho de desenvolvimento e teste do produto. O tamanho da equipe deve ser de três a nove pessoas.

 

Leia também: Futuro do trabalho: você está preparado?

Ciclo de vida do Scrum

No ciclo de vida Scrum, o início do projeto se dá com uma reunião de planejamento, chamada de Sprint Planning. É nessa reunião que o Sprint Backlog é apresentado e o time se compromete em entregar estes requisitos dentro do tempo do ciclo, que pode ser de 7, 15, 21 ou 30 dias. Dentro da sprint, podemos dividir em alguns momentos importantes:

  • Durante a execução são realizadas reuniões diárias com tempo máximo de 15 minutos, para fazer uma revisão do que foi feito no dia anterior, comunicar o que será feito em um novo período de trabalho e dizer se há algum impedimento.
  • Finalizada a Sprint, também são realizadas as reuniões de revisão e retrospectiva. Na reunião de revisão é apresentado ao cliente o que foi desenvolvido e obtém-se o feedback dele. Já na retrospectiva, o time se reúne a fim de levantar as dificuldades enfrentadas ao longo daquele período e como reduzir as barreiras na próxima Sprint.

Essas reuniões são chamadas de cerimônias, pois celebram o início ou o final de um determinado trabalho. Elas servem tanto para manter o controle do projeto em relação aos prazos e entregas, quanto para motivar o time a seguir trabalhando em ritmo acelerado.

Leia também: Saiba mais sobre o UX dentro do Brain

 

Benefícios do Scrum

Como já falamos anteriormente, o framework Scrum é um método ágil capaz de ajudar as empresas na melhoria dos processos e na entrega das soluções. Listamos alguns benefícios em se trabalhar com este método ágil:

Entrega contínua de valor ao cliente: é priorizado as entregas que geram mais valor ao cliente. 

Redução de riscos: como as atividades são feitas de forma fragmentada e subdivididas em pequenos períodos de trabalho, é possível detectar problemas logo no início e, assim, fazer as devidas correções e/ou adaptações rapidamente. Isso reduz os riscos do projeto e evita o retrabalho. 

Feedback Contínuo: o feedback contínuo é fornecido através de processos denominados Reunião Diária e Sprint Review,  quando o time passa a ter conhecimento se as ações executadas estão gerando valor. Estes processos geram melhoria contínua.

 

Capítulos, um complemento necessário 

Além de todas as cerimônias que contemplam o framework Scrum, o Brain também trabalha com os Capítulos. Eles são formados por pessoas de uma mesma área, como por exemplo o Capítulo de Scrum e o Capítulo de PO e até mesmo Capítulo de Marketing. Na liderança do Chapter Leader, este grupo promove ações internas na empresa, como a realização de palestras, workshops e cursos para atualizar os times. É uma boa forma para que todos se mantenham alinhados e com ótimas ferramentas para a execução dos projetos.

Rodar um método ágil não é tarefa fácil, porém, quando todos estão alinhados no mesmo objetivo, tudo funciona de maneira mais simples. Para saber mais sobre nossa forma de trabalhar, nos siga nas redes sociais e não perca nenhuma atualização!

Instagram: @brain.innovation

Facebook: Inovação Brain

Linkedin: Brain – Centro de Inovação em Negócios Digitais

1 comments_number 0 comments_number 2 semanas atrás