12 ago 2018
por Redação Brain 1.574 views 0

SmartFi Pro: a primeira solução desenvolvida pelo Brain

Uma brevíssima introdução ao que entendemos por “inovação”

 

A nossa intenção neste post é contar, com alguns detalhes, a história do primeiro produto idealizado e desenvolvido a partir de metodologias ágeis pelo Brain.

A noção de “inovação” está bem descrita e explicada em uma enxurrada de conteúdos por aí. Você provavelmente já deve estar bastante familiarizado com ela.

Entretanto, para definirmos o ponto de partida deste texto, vamos combinar que trabalhar com inovação significa interpretar, criar, testar e apresentar um modelo prático e operacional de uma solução, seja ela inédita ou uma melhoria destinada a um problema.

O Brain é um Instituto de Ciência e Tecnologia fundado pela Algar Telecom para desenvolver soluções inovadoras com foco no mercado. Estrategicamente localizado em Uberlândia/MG, o objetivo do Brain também é potencializar e promover o ecossistema de inovação da cidade e região, reunindo profissionais de áreas diversas em diferentes projetos desenvolvidos por metodologias ágeis.

 

O desafio lançado pela Algar


A Algar Telecom é uma empresa que atua em diferentes frentes de telecomunicações, entre elas a oferta de conexão à internet para empresas de pequeno, médio e grande porte.

A Algar Telecom entrega a seus clientes a estrutura para conexão, banda larga, suporte e manutenção da rede, mas como oferecer mais para os clientes B2B da Algar? Como atualizar o serviço a um mercado em pleno processo de transformação digital? Como entregar ao cliente uma solução que traga mais do que uma cobertura de rede? Foi pensando nesses desafios que surgiu o SmartFi Pro.

O SmartFi Pro

Assista aqui o vídeo do SmartFi Pro:


O SmartFi Pro é um serviço de gestão inteligente de redes Wi-Fi. A tecnologia desenvolvida pelo Brain amplia os limites do Wi-Fi agregando em um só serviço uma gama de soluções que, até então, eram disponibilizadas separadamente no mercado por diferentes players.

O SmartFi Pro resume e simplifica uma série de benefícios funcionais e estratégicos para empresas, reunindo, em uma única solução, segurança, inteligência e suporte.

O desenvolvimento da tecnologia contou com parcerias de peso. A Cisco é responsável pela plataforma de rede e conectividade do SmartFi Pro, que garante infraestrutura de alta qualidade de Wi-Fi para o usuário final.

Para  a coleta de dados e  gerenciamento de rede, o Brain contou com a expertise da Zoox Smart Data. A parceria permitiu não só a administração dos acessos, como também a possibilidade de usar o sistema para promover o relacionamento com os usuários da rede.

 

Inteligência wireless

Depois que o sinal do SmartFi Pro é disponibilizado para os usuários de uma empresa, sejam eles clientes ou colaboradores, ela passa a contar com um parceiro estratégico poderoso para realizar ações de marketing e tomada de decisões mais seguras e eficientes.

A partir do acesso de usuários na rede é possível dar início à coleta e interpretação de dados precisos. Entendendo quem é o usuário da sua rede Wi-Fi, é possível realizar ações estratégicas dedicadas à conversão de vendas ou outros objetivos da empresa.

As informações coletadas através do SmartFi Pro, que são dados públicos disponibilizados pelos próprios usuários por meio do login social, vão desde nome, sexo, faixa etária e e-mail até preferências pessoais, como esportes favoritos, interesses profissionais e perfil econômico.

A ferramenta possibilita, por exemplo, identificar os hábitos de novos clientes e promover ações dedicadas à prospecção de um novo público, ou gerar dados segmentados sobre o desempenho de colaboradores dentro de um departamento específico da empresa.

Uma solução adaptada ao Marco Civil

À medida que a Lei de Marco Civil da Internet se fortalece, aumentam também as chances de empresas que oferecem a conexão Wi-Fi se envolverem em processos categorizados como crimes digitais de terceiros.

Além disso, o vazamento de informações sigilosas é outra ação danosa que pode desestabilizar criticamente a estrutura da empresa. Nessa conjuntura, torna-se necessário controlar, identificar e prevenir crimes que podem se relacionar à sua rede Wi-Fi.

Nesse aspecto, o SmartFi Pro se destaca mais uma vez ao apresentar uma solução em conformidade com o Marco Civil da Internet. A solução desenvolvida pelo Brain permite que as empresas tenham acesso ao histórico dos usuários logados em sua rede, gerenciando as informações sobre eles e armazenando os dados que resguardam o estabelecimento caso ocorra algum cyber crime.

Uma história de inovação do Brain

O Squad de Cyber Security do Brain foi a equipe responsável pelo desenvolvimento do SmartFi Pro. Depois que receberam o desafio da Algar Telecom, a equipe entrou de cabeça no trabalho.

A primeira descoberta foi verificar o que havia disponível no mercado. A pesquisa mostrou que, embora existissem serviços de cobertura e marketing de proximidade parecidos, nenhum deles mostrava-se realmente capaz de agregar todos os aspectos de segurança, qualidade de conexão, inteligência de marketing e suporte para qualquer tamanho de empresa.

“A gente viu que, se ficássemos restritos só à parte de cobertura, seríamos apenas mais um nome no mercado” Laura Vilarinho, Project Owner do Brain.

O papel das Metodologias Ágeis

Dentro do Brain todos os projetos acontecem a partir de metodologias ágeis e, quando o assunto é inovação, isso faz toda a diferença.

A aplicação dos processos ágeis implica uma mudança radical no mindset da equipe. Nessa via, é necessário se distanciar dos hábitos tradicionais e burocráticos para dar lugar à autonomia de cada membro da equipe.

Quando cada um passa a exercer a gestão das próprias funções e metas, sem a exigência de reportar cada pequena etapa a um superior hierárquico, a velocidade de desenvolvimento salta exponencialmente.

Além disso, acontecem validações constantes com o cliente. Isso permite que o time atenda as demandas e faça as melhorias necessárias na solução durante o próprio desenvolvimento. Dessa forma, o processo se torna mais assertivo, permitindo uma entrega final mais completa.

Fase de testes

Antes de ser apresentado pela Algar Telecom como uma solução para o mercado, o Brain realizou diversos testes do SmartFi Pro com diferentes perfis de clientes (shoppings, hospitais, restaurantes, corporações de médio e grande porte, entre outros).

Esses usuários em “beta” participaram ativamente do desenvolvimento do produto. Durante sete meses a equipe do Brain se dedicou a compreender e incorporar melhorias no SmartFi Pro a partir de feedbacks que emergiam durante o uso cotidiano da tecnologia, até alcançar a versão escalável para ser comercializada pela Algar Telecom.

Os desafios do mercado

A fase de criação, desenvolvimento e testes de mercado foi concluída com sucesso. A partir de agora a tecnologia desenvolvida pelo ICT passa para as mãos da Algar Telecom. A tecnologia desenvolvida pelo Brain chega ao mercado com muito valor agregado e preparada para evoluir e se desdobrar em muitas outras utilidades.

Conheça mais o SmartFi Pro, um produto da Algar Telecom: https://www.algartelecom.com.br/medias-grandes-empresas/internet/smartfipro

28 comments_number 0 comments_number 1 ano atrás