20 ago 2020
por REDAÇÃO BRAIN 219 views 0

Soft Skills: o que são e por que são importantes na sua carreira?

Além de habilidades de caráter técnico, cada vez mais o mercado de trabalho tem valorizado aspectos humanos que fazem toda a diferença em um ambiente profissional, principalmente aquele que utiliza métodos ágeis. São as chamadas soft skills.

Afinal, são as pessoas que compõem a base de uma equipe produtiva. Portanto, aspectos comportamentais têm ainda mais peso para quem deseja se destacar na carreira. A boa notícia é que você pode desenvolvê-las e isso traz bons resultados em níveis profissionais e mesmo pessoais.

Então veja agora mesmo o que são soft skills e por que elas são importantes na sua carreira, além de saber um pouco mais sobre algumas dessas habilidades. 

O que são soft skills?

Se existem as soft skills, é porque temos as hard skills, que são habilidades técnicas e de fácil mensuração. É o domínio de uma ferramenta, ou mesmo a fluência em um idioma, por exemplo. As soft skills, por sua vez, são habilidades e competências relacionadas à personalidade e comportamentos de um profissional.

Ao contrário das competências técnicas (que você pode adquirir com formação acadêmica, experiência profissional, cursos e outros métodos), as soft skills estão ligadas às formas de interação entre as pessoas e, principalmente, têm forte relação com inteligência emocional.

Isso não quer dizer que você também não deva ter conhecimentos técnicos para trabalhar bem, pois saber utilizar ferramentas digitais também é importante e faz a diferença em qualquer carreira. Porém, é muito importante desenvolver e aprimorar habilidades emocionais, pois esse aspecto é fundamental para qualquer trabalho, tanto em equipe quanto de forma individual.

Assista ao vídeo abaixo para saber um pouco mais sobre as soft skills e, a seguir, veja a sua importância e alguns exemplos de habilidades:

Por que se importar com soft skills?

Imagine um colaborador extremamente qualificado, que domina as ferramentas que a empresa utiliza. Se essa mesma pessoa não consegue se relacionar bem com seus colegas ou se ela fica irritada a cada desafio, suas qualificações técnicas não serão suficientes para o trabalho. Esse colaborador pode estragar o clima do time, agir de maneira inesperada e, dessa forma, prejudicar toda a equipe.

Por isso é essencial que bons profissionais se importem com as soft skills. Além de uma habilidade do futuro, serão elas que vão complementar o conhecimento técnico de alguém. Dessa forma, uma pessoa que deseja construir uma carreira de sucesso precisa não apenas capacitar-se tecnicamente, como também desenvolver sua inteligência e habilidades emocionais.

As soft skills fazem toda a diferença em times ágeis, pois são equipes que precisam atuar com muita sinergia em projetos conjuntos, muitas vezes sob pressão. Com essa atuação colaborativa, times ágeis demandam por profissionais que tenham soft skills aprimoradas. Isto, para não comprometer o clima da equipe e, claro, os resultados.

Você pode desenvolver soft skills por meio do autoconhecimento, de processos de feedback e ao preocupar-se com suas habilidades emocionais. Veja alguns exemplos de soft skills para você sempre aprimorar.

5 exemplos de soft skills para você aprimorar

Colaboração

Saber trabalhar em equipe é uma soft skill fundamental para times ágeis. Afinal, os projetos demandam discussões, conversas e a divisão de atividades em etapas nas quais diferentes pessoas estarão envolvidas.

Boa comunicação

O ambiente colaborativo e o relacionamento com stakeholders, clientes internos e externos e outros parceiros exige uma comunicação clara, que transmita a mensagem sem gerar ruídos. Por isso, comunicar-se bem, em qualquer canal, é uma importante soft skill.

Empatia

Importar-se com o outro lado também é fundamental. As outras pessoas também têm suas trajetórias, ideias, vontades e leituras de mundo, e buscar compreender isso faz a diferença em uma carreira que se preocupa com o desenvolvimento de soft skills.

Autonomia

Ter autonomia é outra soft skill valorizada na carreira, principalmente em ambientes ágeis. Afinal, proporciona estabilidade para a tomada de decisões. Assim, ter autonomia é importante para saber o que deve ser feito, mesmo quando não existe um líder direto delegando atividades.

Trabalhar sob pressão

O prazo curto ou imprevistos são apenas alguns aspectos que podem aumentar a pressão do trabalho. Como você lida com isso? Quem entende a importância das soft skills entende que saber trabalhar sob pressão faz a diferença no desempenho profissional.

E você, acha que tem as soft skills necessárias para fazer parte de um time ágil? Então conheça a Brain Innovation Academy, braço de educação do Brain que tem como objetivo desenvolver profissionais preparados para o futuro!

4 comments_number 0 comments_number 1 mês atrás