14 dez 2018
por Redação Brain 1.155 views 0

SD-WAN: a solução do Brain para conexão entre empresas e filiais

Como sua empresa gerencia as informações entre as unidades?

A comunicação entre uma matriz e suas filiais é primordial para o bom andamento de qualquer negócio.
Com os avanços tecnológicos, as empresas perceberam a necessidade de se adaptarem aos novos desafios para manter seu tráfego de informações seguro e otimizado, haja vista as grandes mudanças e transformações nos formatos de comunicação.

Com a chegada da internet e das inúmeras possibilidades que a conexão online oferece, tudo ficou muito mais fácil e criar uma rede WAN (Wide Area Network – rede que interconecta milhares de computadores em diferentes localidades geográficas) conta com soluções técnicas diversas.

No entanto, a quantidade de dados transmitidos aumentou significativamente, acarretando, por consequência, a exigência por mais banda e a necessidade de contratação de novos serviços de segurança de informação e de profissionais capacitados.

Dessa forma, com tanta informação sendo gerada e circulada o tempo todo pela rede, como garantir a qualidade da troca de dados entre as empresas e suas filiais na internet? O que, de fato, é relevante ser transmitido? As informações chegam em tempo hábil? E, principalmente, seus dados estão sendo transmitidos de forma segura com a privacidade das informações de sua companhia protegida?

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer ao estabelecer como sua empresa gerencia as informações entre as unidades usando a internet.

Para todas as perguntas, uma resposta: SD-WAN

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, agora possui em seu portfólio a solução SD-WAN, desenvolvida pelo squad do Brain em parceria com a Fortinet, fornecedor mundial de soluções em segurança, que atuou juntamente com o nosso ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) na construção técnica.

Com o serviço oferecido pelo SD-WAN, a matriz e as filiais de uma empresa podem se conectar de modo que o tráfego das informações na internet possa ser monitorado e priorizado.

A segurança oferecida é um dos principais benefícios do SD-WAN, que utiliza protocolos e a criptografia das informações para garantir a total proteção da rede.

Outro diferencial do SD-WAN é que toda gestão e suporte de rede são feitos de forma remota ou através de atendimento técnico em parceria com outras prestadoras de serviço, com a logística da demanda garantida pela Algar Telecom.

Além desses benefícios, o SD-WAN possui outra grande vantagem: a utilização de todos os links de acesso que o cliente possuir priorizando sempre aquele de melhor desempenho para questões mais críticas e que exijam maior atenção e segurança. Esses links de acesso podem ser os mais diversos possíveis: link dedicado, banda larga, 3G e 4G.

Em uma visão ampla, o SD-WAN oferece as seguintes vantagens:

  • conectividade WAN com suporte a várias tecnologias, como MPLS, link dedicado, banda larga e LTE/4G;
  • gerenciamento único e centralizado com portal em nuvem para que o cliente possa gerenciar toda sua infraestrutura onde quer que esteja;
  • performance da rede, que permite ao cliente gerenciar todas as suas aplicações e definir a prioridade no tráfego de dados;
  • e definição de aplicação para cada link, identificação de falhas no processo e apontamento de redundâncias.

Uma tendência crescente para empresas de todos os portes

Quando falamos sobre soluções referentes a desempenho e segurança de rede, podemos pensar que elas são projetadas apenas para grandes empresas. Não é o caso do SD-WAN, que apresenta custo-benefício para clientes de todos os portes, já que sua contratação é referente às necessidades de cada um. Além disso, a solução difere das redes convencionais, pois atende clientes de qualquer operadora.

Segundo estudo da IDC (International Data Corporation), a tendência é que o uso de SD-WAN no mundo cresça 90% até o ano de 2020. Confirmando ainda mais essa forte tendência, o relatório Business Technographics Network & Telecommunications Survey, da Forrester Research, empresa norte-americana de pesquisa de mercado, aponta que 64% das empresas nos Estados Unidos planejam implantar ou substituir suas redes WAN tradicionais por uma solução SD-WAN.

Agora você já conhece o SD-WAN e tudo o que ele pode oferecer. Essa é mais uma solução que traduz as premissas do Brain: conectar pessoas e ideias por meio de soluções digitais e disruptivas, com o objetivo de proporcionar segurança, gestão em aplicações e simplificar os processos das empresas e o dia a dia das pessoas.

10 comments_number 0 comments_number 9 meses atrás