7 nov 2018
por Redação Brain 692 views 0

Squad Cyber Security: agilidade na entrega de soluções

Você sabe o que é um squad?

Squad é um termo da língua inglesa que, em tradução simples, significa pelotão ou esquadrão. O termo é muito utilizado na área militar para designar um grupo de soldados com especialidades e funções complementares entre si. O pelotão deve ser capaz de executar missões de forma independente e ter total autonomia quanto às suas decisões. É como se fosse o exército em uma versão reduzida.

No mundo empresarial, o squad é uma equipe responsável pela elaboração e execução de determinados projetos, produtos e serviços. Assim como o squad de origem, cada membro possui especialidades individuais que, juntas, formam uma unidade coesa e autônoma.

Dentre as funções de um squad, notamos as mais variadas responsabilidades, como coordenação do trabalho de equipe e a certificação de seu desempenho diante dos objetivos, valores, normas e administração da empresa.

Hoje, o Brain atua apoiado em quatro linhas distintas de pesquisa e desenvolvimento, chamadas de avenidas tecnológicas. Cada uma dessas avenidas desenvolve soluções inovadoras em diversas áreas, ficando a cargo dos squads a operação de cada uma delas.

Os squads do Brain são equipes que contam com profissionais cujos conhecimentos se complementam. Eles são liderados pelos POs (Product Owner, tradução literal de “dono do produto”) e possuem um Scrum Master para garantir o cumprimento da Metodologia Agile.

Saiba, a partir de agora, um pouco mais sobre o Cyber Security, um dos squads do Brain.

Cyber Security: segurança inteligente

Conectividade é o que define o mundo atual. São incontáveis dados sendo gerados, distribuídos e compartilhados o tempo todo em qualquer lugar do planeta. Essa transferência excessiva de informações oferece diversas oportunidades para malfeitores cibernéticos e riscos para sua empresa.

O Cyber Security surgiu da necessidade de gerar mais segurança para quem possui sistemas de redes, garantindo mais controle sobre as ações concebidas.

Esse é um dos squads do Brain e é responsável por desenvolver produtos e soluções voltados para internet segura, gerência de rede, gestão de conteúdo, scan de vulnerabilidades de aplicações web, entre outras áreas.

As soluções inteligentes de segurança fornecidas pelo Cyber Security são baseadas nas necessidades específicas de cada cliente, o que torna cada processo de concepção algo único. Um ótimo exemplo disso é o SmartFi Pro, a primeira solução desenvolvida pelo Brain, que permite conhecer os usuários da rede, além de oferecer uma moderna tecnologia de conexão sem fio, com a máxima proteção dos dados e suporte.

Por isso, a inovação se faz presente em toda a cadeia produtiva e a toda hora no Cyber Security. E tenha certeza: apenas um método que concede autonomia a seus envolvidos, com participação total de cada área, é capaz de ajudar na criação de soluções tão inovadoras.

O método do Cyber Security

Assim como nos demais squads do Brain, o Cyber Security adota a Metodologia Agile, que consiste em promover a agilidade e a qualidade na gestão de um projeto.

A Metodologia Agile do squad Cyber Security é o Scrum, um método baseado em ciclos de tarefas chamados de sprints, que otimizam os resultados por meio de constantes revisões de um projeto em andamento. Essa prática também estimula as respostas necessárias às possíveis mudanças durante a execução das tarefas.

O método aplicado no squad de Cyber Security permitiu o desenvolvimento de um novo produto de forma ágil e com extrema qualidade, otimizando tempo e recursos para tal fim.

Como o squad garante a execução desses processos?

Para garantir que a metodologia funcione e que os processos sejam colocados em prática de maneira eficiente e eficaz, é necessário um squad que seja qualificado, estruturado e que saiba lidar com qualquer desafio.

Para atingir esse objetivo, o time de Cyber Security do Brain foi composto por profissionais com diferentes habilidades, de forma que eles entregassem os melhores resultados aos clientes. O squad possui os seguintes integrantes no time:

  • uma Product Owner (PO) que concede todo o direcionamento de entregas e supervisiona o desenvolvimento do produto, sendo o elo de ligação entre o cliente e o squad;
  • uma Scrum Master responsável por garantir o uso das metodologias do Brain, auxiliar na condução de todas as cerimônias e tirar os impeditivos no desenvolvimento do produto;
  • uma Analista de Marketing responsável por avaliar a demanda e oferta, trazer as premissas de mercado e definir o composto de marketing;
  • um Engenheiro responsável pela tecnologia do squad e em identificar os principais players que há no mercado, além de definir qual tecnologia será utilizada;
  • um Arquiteto de Soluções responsável por desenhar o modelo do produto (unindo as premissas de marketing e engenharia), buscar parcerias com empresas e avaliar players tecnológicos com a engenharia;
  • uma Analista de Processos encarregada de desenhar a jornada do cliente, definir as regras de sistemas e acompanhar o desenvolvimento de TI;
  • um Designer de Operações responsável por definir, juntamente com a Analista de Processos, como será a operação após a internalização do produto desenvolvido pelo Brain na Algar Telecom, além de alinhar com as áreas internas e os parceiros externos (quando houver) as atividades e responsabilidades de cada um;
  • um Analista de Operações Técnicas encarregado por fazer o relacionamento técnico com o cliente durante a versão simplificada do produto, além de atender a todos durante a implementação, manutenção e desativação;
    um Designer Estratégico que atua como o porta-voz do cliente dentro do squad com o papel de vender o produto e testar as premissas de mercado;
  • uma Analista de Relacionamento com o Cliente encarregada do acompanhamento no pré e no pós-venda, colhendo as percepções dos clientes e feedbacks sobre o produto.

Agora que você conhece o squad de Cyber Security, já conseguiu entender que, a partir da metodologia ágil e de equipes compostas por integrantes qualificados e com conhecimentos complementares, conseguimos desenvolver produtos inovadores e com entregas rápidas.

12 comments_number 0 comments_number 7 meses atrás