12 dez 2020
por REDAÇÃO BRAIN 479 views 0

Revolução 5G: a tecnologia que promete conexões rápida

Se tem um assunto que é uma tendência para o mercado de tecnologia é a tecnologia 5G, que promete uma verdadeira revolução quando o assunto é conectividade. Afinal, estamos em um mundo que demanda, cada vez mais, conexões simultâneas, com uma rede programada para dar resposta em tempo real, e integrada a uma infinidade de dispositivos (IoT).

Porém, a novidade ainda pode trazer dúvidas sobre o seu potencial. Será que podemos mesmo falar em Revolução 5G? Como essa tecnologia poderá ser aplicada em nosso cotidiano, e no que ela é diferente do 4G, por exemplo?

Descubra as respostas para todas essas perguntas neste artigo especial que preparamos para você. Saiba mais!

 

O que é tecnologia 5G?

 

O 5G será a próxima tecnologia quando o assunto é rede de internet móvel. É uma evolução das gerações anteriores, como o 3G e o 4G. Dessa modo, a conexão 5G (baixa latência) promete ser muito mais rápida do que suas antecessoras .

Por isso, com a tecnologia 5G será possível fazer downloads e uploads com mais velocidade, ter uma conexão mais estável e aumentar a cobertura do sinal de internet móvel. Mas além disso, o 5G pode revolucionar a maneira como nos relacionamos com tudo o que pode ser conectado à rede móvel, e não apenas smartphones. Ou seja: com o 5G, o nosso cotidiano será transformado. 

 

Diferenças entre tecnologia 4G e 5G

 

De forma técnica, as gerações de rede móvel têm as seguintes características:

  • 3G: média de velocidade de 8,82 Mbps (megabits por segundo);
  • 4G: 45 Mbps de velocidade média;
  • 5G estima-se que até 10 Gbps, ou seja, quase 100 vezes mais rápida que o 4G.

 

A GSM Association, que representa operadoras de redes móveis no mundo todo, acredita que o 5G pode consumir até 90% menos energia que o 4G. que os tempos de conexão entre aparelhos móveis podem ser de no máximo 5 milissegundos (contra 30 milissegundos da tecnologia anterior), e que a quantidade de aparelhos conectados por área pode ser de 50 a 100 vezes maior que atualmente. Portanto, alguns especialistas acreditam que mais de 1 milhão de gadgets por metro quadrado poderiam se conectar ao 5G. Outros, imaginam um download até 20 vezes mais rápido.

Tudo isso traz uma série de possibilidades para a nossa vida. Veja algumas delas abaixo.

 

O que podemos esperar da tecnologia 5G?

 

A tecnologia vai melhorar experiências online. Jogos, filmes, streaming, carros que andam sozinhos (padrão mais alto de autonomia), cirurgias remotas e outros usos digitais serão cada vez mais estáveis, sem problemas de atraso, baixa resolução na tela, lentidão ou queda de conexão. Por isso, a nossa vida online promete ser ainda mais ágil e conectada com o 5G.

Assim, o 5G pode chegar a mais lugares e, também, ser complementar às redes já existentes. Dessa maneira, mais pessoas em mais locais poderão acessar a rede de internet móvel, o que acelera e maximiza a transformação digital pela qual a humanidade está passando nas últimas décadas.

Desse modo, o 5G pode trazer para o Brasil uma realidade que já existe em outras partes do mundo: as smart cities. Essas cidades inteligentes prometem um sistema no qual tudo é altamente conectado, do sistema de iluminação à coleta de lixo, do wi-fi público de alta velocidade até o transporte público.

Tudo funcionaria de maneira mais ágil e eficiente com a tecnologia 5G, pois ela impulsiona a Internet das Coisas (IoT), recurso com o qual os mais diversos dispositivos podem se conectar à rede.

Assista ao vídeo abaixo, que aborda algumas das possibilidades do 5G:

 

Além disso, o Brain já desenvolveu soluções que fazem parte do IoT, como por exemplo o Hospital Monitora, que é uma solução que envolve o uso de tecnologia e inovação para revolucionar o mercado da saúde. Um grande lançamento também desenvolvido pelo Brain para a Algar Telecom, foi o Next Move Car, uma solução que permite transformar veículos comuns (leves, pesados e de duas rodas) em smart.

Por fim, para conhecer outras soluções inovadoras desenvolvidas pelo Brain, é só clicar aqui, e navegar pelo blog!

Nos acompanhe para saber mais sobre produtos e lançamentos! Siga o Brain no Instagram, LinkedIn e Facebook!

2 comments_number 0 comments_number 1 mês atrás