#brainblog

UX e UI design: você conhece a diferença entre os dois conceitos?

Data: 25 maio 2020 | Categoria: Inovação
imagem de um homem utilizando um smartphone, e acima do smartphone contem cinco estrelas, como se fosse uma avaliação de compra

UI Design tem como principal foco a interface de um determinado aplicativo ou site. Já o UX Design observa esse e outros aspectos, que vão desde o caminho que um usuário faz para chegar ao seu objetivo final até experiências anteriores que uma pessoa teve com aquele produto ou serviço, que podem impactar positivamente ou não a sua interação.

_______________________________________________

Quando falamos em UX e UI Design, muita gente ainda acha que os dois conceitos são iguais, afinal eles têm forte relação com a experiência do usuário e visam oferecer a melhor interface para que as pessoas fiquem satisfeitas com a interação que tiveram com um determinado aplicativo, site ou outro ponto de contato entre cliente e marca.

Porém, cada uma dessas áreas têm diferenças cruciais. Enquanto o profissional de User Experience Designer precisa observar uma série de fatores que podem melhorar ou não a experiência dos usuários, o User Interface Designer desempenha um papel que é um pouco diferente e complementar ao primeiro caso.

Apesar de ambos terem muita sinergia, é fundamental perceber as diferenças entre UX e UI Design. Veja agora o que cada um desses profissionais fazem, por que são diferentes e como contribuem para deixar o design de uma empresa mais estratégico e, dessa forma, melhorar as experiências do consumidor

O que é UX?

User Experience é um conceito cada vez mais popular nas empresas. Em poucas palavras, trata-se de um conjunto de elementos e fatores relacionados à interação que alguém faz com algum produto ou serviço. UX tem a ver com aspectos amplos, digitais ou analógicos. Eles podem ter relação com itens como hardware, software, usabilidade, experiência, design e a interface, que vamos descrever na sequência.

O que é UX Design?

Imagine que você está com fome e, por isso, decide acessar um app para pedir comida por delivery. O aplicativo tem uma boa exibição de seus botões e recursos? Ao mesmo tempo, quando você está nele, consegue ler e enxergar palavras e imagens com facilidade? O app tem um design atrativo e intuitivo? Por fim, como você se sente com as interações estabelece com aplicativo até, de fato, pedir comida — seu objetivo principal?

O UX Design se preocupa com todas essas perguntas. Quem trabalha com isso se preocupa sempre com a experiência que um usuário tem quando usa um produto ou serviço. Além disso, é papel do UX Design observar pontos como a jornada do usuário, personas, testes de usabilidade e principalmente a opinião de quem usa aquela interface para descobrir pontos de melhoria que melhorem a experiência do usuário   

O que é UI Design?

Voltando ao exemplo do app de delivery de comida, imagine que ele tem uma tela agradável, fácil de usar e bem intuitiva. Assim, é fácil para você acessar e passar por diferentes telas. Também , é fácil olhar a comida que deseja pedir e, por fim, realizar o seu pedido online. 

Tudo é resultado de um bom trabalho não apenas do UX Design, mas também do User Interface Design (UI Design). É a pessoa que cria as interfaces de plataformas como aplicativos, sites, dashboards e uma série de outros pontos de contato com o usuário. O foco sempre é na maneira como uma pessoa se guia dentro daquela interface. Ou seja: não basta deixar tudo bonito, o produto/serviço precisa conduzir quem usa rumo ao seu objetivo final.

As diferenças entre UX e UI Design

Enquanto o UI Design tem como principal foco a interface de um determinado aplicativo ou site, o UX Design observa esse e outros aspectos, que vão desde o caminho que um usuário faz para chegar ao seu objetivo final até experiências anteriores que uma pessoa teve com aquele produto ou serviço, que podem impactar positivamente ou não a sua interação. Logo, é mais do que a interface, que também é importante no contexto em questão.

Outra diferença tem relação com navegação. Como falamos antes, o UI Design visa guiar os usuários por meio de um caminho entre o momento de acesso até o objetivo final. O UX Design, por sua vez, deseja tornar esse processo agradável e útil, de forma que o usuário não apenas siga pelo caminho, mas goste do processo e volte mais vezes.

Abaixo, confira o webinar que realizamos com especialistas no tema, que trouxeram as melhores práticas de UX e UI em ambientes de inovação.

Por fim, podemos elencar alguns pontos que são primordiais para diferenciar o trabalho de UX e UI Design. Tipografia, layouts, cores, design visual, modulações de voz são exemplos de preocupações que um UI Designer deve ter. Já itens como pesquisa, personas, usabilidade e objetivos estão sob a responsabilidade do UX Designer.

Se você tem interesse em trabalhar no mundo da inovação e quer se tornar um profissional mais estratégico, conheça os cursos do Brain Academy!

Compartilhe
REDAÇÃO BRAIN

3.6 40 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x